quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bibliografia anotada PLE #1 Levin-Goldberg


Levin-Goldberg, Jennifer; Redefining, Reinventing, and Rebuilding Schools for the 21st Century, Abril 2012

"Aprender é o que os adultos vão fazer na vida, no século XXI." Sidney Perelman

A autora aborda um estudo que avalia as expectativas das empresas sobre o grau de preparação dos candidatos, baseadas no seu nível de habilitações literárias. A Parceria para a Aprendizagem no Século XXI (P21), que realizou o estudo, verificou que, perante as competências consideradas essenciais  para o mercado de trabalho, as performances dos alunos de secundário demonstraram deficiências de competências na escrita, falta de profissionalismo e ética profissional e ausência de pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas em cerca de 70% desta população. Em alunos de estudos superiores de quatro anos, verifica-se 27.8% de deficiência nas competências escritas; 27.6% "excelentes" no pensamento crítico e resolução de problemas e 24.6% "excelentes" em trabalho de grupo e colaboração.
Assim, a autora defende que são necessários melhores resultados e uma oferta que corresponda às exigências da procura no século XXI. No artigo são apresentadas as vantagens de um método de avaliação de estudantes do século XXI  que se baseia no desempenho através de uma aprendizagem centrada no problema (problem/project based learning -PBL). Este método desenvolve os 4 C's: pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade, numa metodologia que parte da pesquisa de uma questão da vida quotidiana.

As escolas devem ser visionárias e correr riscos ao redefinir, reinventar e reconstruir os currículos, educação e avaliação no seu seio de modo a que reflictam as competências e necessidades do século XXI. Os líderes escolares têm um papel essencial no desenvolvimento de cidadãos competentes e globais. Para superar este desafio os líderes devem ser capacitados para se tornarem agentes de mudança. Segundo a autora, o futuro da educação depende da vontade de agarrar este desafio.

Um comentário:

  1. Olá Susana,

    Irei apenas fazer um breve comentário, um tanto lateral ao artigo, mas destacando o link que é indicado para a Webquest - http://www.zunal.com/webquest.php?w=125684 que me parece muito bem feita (sobre o conflito Israel-Palestina).
    Eu também já fiz uma experiência com o Zunal, que é uma ferramenta formatada para a estrutura de webquest.

    ResponderExcluir