quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bibliografia anotada PLE #2 Zarrabian

Zarrabian, Massood; The e-Learning Market: It's About the Learner, Not the Instructor!, June 2003

Ao contrário do que o título parece indicar, este artigo foca-se sobretudo no meio da aprendizagem à distância. Mais do que colocar o foco no e-estudante ou no e-formador, centra-se na tecnologia, que permite a aprendizagem online, justificando a sua pertinência pela frase "um estudante online não pode aprender se tiver dificuldades técnicas", pelo que se deverá ter em consideração as características que se seguem na escolha de um programa de aprendizagem em e-learning, tanto para fins académicos como empresariais.

Tecnologia E-Learning 
Existe um eixo nos softwares de e-learning que coloca o simples HTML num extremo e o complexo Learning Content Management Systems no outro. Os cinco tipos de software e-learning que podem ser usados sozinhos ou em complementaridade são:
1) Linguagens de Programação: A linguagem de programação mais comum é o HTML. É possível desenvolver uma sessão de formação online simples com HTML, mas não permite o nível de interactividade e interação desejável para o aprendente.Java, JavaScript, PEARL permitem uma maior interactividade entre o estudante e o software. A dificuldade é que a actualização dos sites e o seu desenvolvimento em linguagem de programação pode ser uma tarefa árdua para o instrutor, ou mesmo não dominar a linguagem sequer, de modo a construir um site.
2) Authoring Packages: «pacotes» de sites pré-desenvolvidos, de modo a superar as dificuldades de programação. O aprendente não necessita de saber qualquer linguagem de programação. 
Estes pacotes são feitos, tipicamente, para os que querem criar uma sessão de formação e obter feedback imediato do aprendente, mas sem estarem preparados para utilização de longo prazo, armanezamento ou acesso a informação. Para além disso, a maior parte destes «authoring packages» não permitem dispositivos de interação em tempo real entre formandos (chat rooms, discussões síncronas e possibilidade de audio). São limitados em relação à interactividade.
 3) Learning Management Systems (LMS): Especificamente desenhados para suportar uma multiplicidade de aprendentes. Existem centenas de Learning Management Systems académicos e comerciais à escolha. O que mais frequentemente se atribui às plataformas LMS e-learning é que podem controlar e armazenar o histórico do desempenho de um utilizador, criar e suportar uma avaliação, podem registar o número de acessos de uma determinada área do site e podem registar o tempo que um utilizador passe numa determinada área do curso. 
4) Content Management System (CMS): Outra questão da educação online incide sobre a utilização de gráficos, ficheiros de som, vídeo e texto. Uma CMS ajuda o formador a gerir e utilizar estes ficheiros em formações online. Quando vários formadores se encontram a criar cursos, a gestão de conteúdos torna-se mais complexa. A CMS é a base de dados de conteúdos com os dispositivos necessários para que cada formador ou utilizador possa localizar com facilidade o que procura.
 5)Learning Content Management Systems (LCMS):  Uma combinação de vários tipos de software e-learning. A maior parte das LCMS têm a capacidade de registar utilizadores, armazenar conteúdos de autores e utilizá-los quando necessário. Estes "mega" sistemas  permitem que uma organização tenha uma solução à medida de cada necessidade de software e-learning.
 Se estes sistemas forem implementados convenientemente e usados apropriadamente, podem ser rentáveis. Infelizmente estes sistemas são implementados dentro de organizações sem que as mesmas tenham um entendimento claro de como o irão utilizar e sem um plano de maximização da funcionalidade do sistema. Para usar um LCMS com eficácia, é necessária formação e instrução sobre o mesmo.
  
Cinco características do software e-Learning
Independentemente do software escolhido para a sua solução e-learning, é necessário ter em conta cinco características: manutenibilidade, compatibilidade, usabilidade, modularidade e acessibilidade. 
1. Manutenibilidade: A capacidade de manter a sua tecnologia e-learning a longo prazo é crítica. Se for díficil adicionar novos utilizadores ou apagar velhos, a tecnologia será rapidamente abandonada. Por outro lado, se for dificil realizar actualizações ou aumentar a capacidade do servidor, irão aparecer problemas. Você não irá querer ficar à mercê de um vendedor para a manutenção e alterações do seu e-learning.
Verifique o software. Certifique-se de que está confortável com a manutenibilidade tanto dos conteúdos como do software. Veja a possibilidade de reciclar um curso, removendo utilizadores e resultados dos testes sem remover o conteúdo do curso. Se um curso se repetir vezes sem conta. você quererá funcionalidades que lhe permitam rapidamente remover antigos alunos e inserir novos. Quererá também a possibilidade de guardar registos de antigos alunos. 
 2. Compatibilidade: Veja uma solução compatível com outras soluções de e-learning do mercado. É possível escolher soluções de e-learning amplamente reconhecidas e utilizadas.
Uma forma de assegurar a compatilibilidade é procurar um software que se adeque a novos standards que emergem na indústria do e-learning. Algumas organizações que desenvolvem esses standards são AICC (Airline Industry CBT Committee), a Advanced Distributed Learning (ADL) que trabalha no SCORM (Sharable Content Object Reference Model), e IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). 
 3. Usabilidade: você vai querer assegurar que a sua solução de e-learning é fácil de usar. O software deverá ser intuitive. Deverá ser fácil encontrar ajuda, mover-se de uma seção do curso para outra e comunicar com o formador. 
4. Modularidade: Soluções de e-learning podem agora ser desenvolvidas como pequenos objectos intercambiáveis de conhecimento. Objectos de aprendizagem são pequenos conteúdos que podem facilmente ser movidos de um curso, aula ou programa para outra completamente diferente área do e-learning. A ideia é reduzir tempo de desenvolvimento porque, uma vez o objeto de aprendizagem desenvolvido, pode ser reutilizado tantas vezes quantas as necessárias.
5. Acessibilidade: Em primeiro lugar, para todos os indivíduos independentemente das suas limitações físicas. Poderá necessitar que o seu sistema de e-learning seja compatível com leitores de ecrã (software que lê as palavras de uma web page para indivíduos incapazes de o ver).
Em segundo lugar, deverá assegurar que a tecnologia que adquire está disponível para todos os utilizadores. Você precisa de saber que os alunos podem aceder ao e-learning sem quaisquer obstáculos técnicos.

Conclusão
Deverá cuidadosamente considerar os tipos de soluções que necessita para ir ao encontro das necessidades dos alunos e formadores. Deixe que se concentrem mais na parte do «learning» e menos na do «e»

Nenhum comentário:

Postar um comentário