domingo, 16 de dezembro de 2012

O meu Personal Learning Environment

Wordle: PLE Susana Rosa


 Escolhi esta forma de representar o universo da minha aprendizagem quotidiana, recolhida entre a vivência pessoal e profissional.

A cidadania global está no centro da minha atividade, quer no trabalho, onde participo num processo de desenvolvimento comunitário, quer enquanto municipe do concelho de Alenquer, onde participo em várias redes sociais e grupos de reflexão para o desenvolvimento local, com principal destaque para o Facebook, com todos os seus perfis derivados de grupos de tudo-e-mais-alguma-coisa.

As plataformas moodle também estão cada vez mais no centro da minha atividade: actualmente participo em três, uma das quais, com o duplo estatuto de tutora e aluna (em contextos, diferentes, claro está!- a Universidade Aberta). Outra com o estatuto de coordenadora, no meu trabalho, onde actualmente me encontro a implementar a formação pedagógica de formadores em regime de b-learning, uma tarefa de fundo mas muito estimulante.

A Bolsa de Formadores do Alto Comissariado para a Imigração foi o contexto onde utilizei o moodle pela primeira vez e é aquele de que estou mais arredada de momento. No entanto, a Educação Intercultural é um dos fatores de maior aprendizagem pessoal, do ponto de vista dos valores, atitudes e intervenção na sociedade. Foi no processo de formação que inicialmente realizei aqui que construí, pela primeira vez, o meu portfolio reflexivo de aprendizagem, apresentado na forma de blogue, com o link http://entrecruzar.blogspot.pt/.




Nenhum comentário:

Postar um comentário